#

 

Por: Claudio Holanda

 

Juntos pelo Fortalecimento da Comunidade

O Conselho de Cidadãos Brasileiros em Angola inicia seu segundo ano de atividades com entusiasmo e compromisso. Apesar das interrupções causadas pela pandemia recente, a publicação nunca deixou de ser nossa prioridade. É por isso que criamos o nosso portal, onde traremos novidades ao longo dos próximos meses.

 

Nesta edição, lançamos uma campanha para convocar a comunidade brasileira a compartilhar suas necessidades e contribuições, demonstrando assim que somos uma comunidade integrada. O CCBA tem como objetivo e missão integrar a comunidade, mobilizar e comunicar nossos anseios e objetivos, a fim de crescermos juntos. Nesse sentido, é imprescindível mostrar à sociedade os resultados desse crescimento. O Portal da CCBA é um dos meios de divulgação oferecidos à comunidade brasileira, assim como o Boletim Informativo, as redes sociais e o contato direto com a imprensa.

 

Para construir uma comunicação efetiva, temos plena consciência de que precisamos da participação de todos. Convidamos você a participar da pesquisa sobre o nosso Portal, enviar sugestões de pauta e nos contar o que você pensa sobre nossas publicações através do nosso e-mail: contato@conselhobrasileiroangola.ao. Com o seu apoio, poderemos aperfeiçoar cada vez mais a divulgação da nossa comunidade e a discussão de temas importantes para a sociedade.

 

Seguindo esse mesmo princípio de importância da participação da comunidade em assuntos relevantes no âmbito social, educacional e econômico, destacamos três assuntos institucionais nesta edição: o senso, onde identificaremos a presença de nossos irmãos brasileiros de Cabinda a Cunene; a Carteira de Identificação emitida pela Embaixada Brasileira; e os eventos culturais, com destaque para a nossa famosa festa junina, criada e produzida pela competente amiga Marcia Lobo, que detalhará esse magnífico evento.

 

Da mesma forma, enfocamos a questão da segurança e saúde, diante do aumento dos índices de criminalidade em toda a sociedade. No entanto, compreendemos que pensar na segurança de forma pontual não é suficiente. Cabe também à CCBA convocar seus membros a refletir sobre esse processo, proporcionando à comunidade não apenas mais segurança, mas também voz e participação ativa na construção e manutenção dela. Nosso número de emergência, disponível 24 horas, é +244 924243939.

 

Além disso, estamos em diálogo com seguradoras para a criação do seguro translado, que permitirá que a família de um brasileiro falecido não enfrente constrangimentos ao repatriar seu corpo de imediato.

 

O CCBA acredita que a solução dos problemas não deve ser discutida unilateralmente, e que qualquer decisão a ser tomada deve ser resultado de um processo construído e compreendido por todos. Por isso, sinta-se à vontade para trazer suas sugestões para a CCBA. Contamos com a sua participação!

 

Atenciosamente,

 

Claudio Holanda - Presidente CCBA